Use a cadeira auto e transforme cada passeio

Use a cadeira auto e transforme cada passeio

A cadeira auto para bebés é a forma mais segura de transportar a criança e tem de ser utilizada em conformidade com a lei, mesmo para uma viagem curta, mesmo se estiver com pressa e mesmo se a criança não quiser.

Muitos pais desistem quando a criança se queixa ou faz birra, porque não se quer sentar na cadeira auto, e confiam na sua condução segura. No entanto, o risco de colisões traseiras, travagens bruscas e curvas perigosas está acima da vontade e das precauções dos pais.

Como pais ou futuros pais, está nas nossas mãos garantir e promover a segurança dos nossos filhos, em casa, na escola ou nos seus tempos livres. É também indispensável promover esta mesma segurança quando se trata de transportá-las num veículo automóvel.

Todas as diligências referentes ao transporte de crianças devem ser pensadas e tomadas ainda mesmo antes do nascimento, e adaptadas conforme o seu crescimento. Por isso, quando se procede ao seu transporte, já da maternidade para casa, o automóvel deve estar preparado para a transportar em segurança!

Deste modo, não ponha a criança ao colo pensando que é a melhor proteção: em caso de acidente, não conseguirá segurá-la e as consequências podem ser muito graves.

Pare o carro se a criança chorar ou tiver de ser alimentada ou mudada. Não remova os cintos de segurança, nem mesmo temporariamente, e não retire a criança da cadeira de bebé.

A cadeira auto tem de ser sempre apertada e utilizada corretamente. Recomende este comportamento também aos avós e familiares que, de vez em quando, levam a criança. Os pais devem ser os primeiros a dar o exemplo, apertando os cintos de segurança.


Não deixe a compra da cadeirinha para a última hora: experimente os diversos modelos disponíveis e apropriados à idade, quer na loja, quer no seu carro, antes de a adquirir. Certifique-se que se trata de um produto homologado e que preenche os requisitos que garantem a segurança do seu filho. Apreenda a manuseá-lo correctamente antes de o usar (verifique se é fácil de manusear, de instalar, de fechar e abrir os cintos,…). E acima de tudo, nunca deixe de usar a cadeirinha de bebé para transportar uma criança, mesmo que o trajeto seja curto!

Note que, segundo as indicações da Direção Geral de Saúde, as crianças até aos 4 anos de idade deveriam viajar sempre de costas voltadas para o sentido do trânsito, em posição semi-sentada, de modo a garantir um apoio adequado de zonas de grande fragilidade como o são a cabeça, o pescoço e a região dorsal.

Boa viagem!

Voltar para o blogue